quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como ajudar á limpeza urbana?

   Entre a boa disposição do administrador e a execução, pela população, dos procedimentos propostos para acondicionamento do lixo, há uma grande barreira: os recipientes para lixo são caros para a maioria da população urbana brasileira que é muito pobre! Há o risco de lixo virar luxo.

  No Nordeste, por exemplo, são comuns os recipientes para lixo feitos a partir de pneus usados de automóveis ou caminhões. A solução, se não é tecnicamente perfeita, é operacionalmente aceitável e ainda  gera emprego para artesãos!

  Cada contenedor de lixo é, portanto, confeccionado a partir de um só pneu usado. Seu tamanho e forma dependerão do tipo de pneu utilizado, bem como da seção cortada para se fazer o fundo.
                       
  Que tal promover em sua cidade um programa para confecção de tais tipos de recipientes por parte de mão-de-obra não qualificada ou de menores carentes em áreas de baixa renda?

   Isso traria vantagens para a Prefeitura, tornando mais fácil a coleta de lixo. Por outro lado, iria proporcionar os recursos necessários à subsistência de pessoas que estão precisando trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário